quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Especial Vestibular!

Eai gente!
Aqui é a @Gab_vilhena e vou falar sobre Vestibular!



Muita gente ai pensa que Vestibular é igual a sem internet, sem sair, sem namorar, sem amigos, sem baladas, enfim, sem vida social e a partir daí sua vida começa a ser somente estudo estudo e estudoooooo! 
                   
ERRADO!
 Ninguém aguenta essa de viver para estudar, além de que perder as melhores coisas as pessoas que você mais gosta vão se afastar naturalmente cada vez mais de você (e você não vai poder culpar ninguém a não ser a si mesma), e acho que ninguém quer isso, não é?
Não estou dizendo que vocês não têm que pegar firme nos estudos, mas estudar o tempo todo não é legal nem pro nosso lado pessoal e nem pro lado social!


Acabou o colegial e o que eu faço agora?
            
 Essa pergunta ficou durante alguns meses me atormentando!
 Minha primeira dica é que mesmo que você não faça ideia do que quer fazer nunca fique parada, agora sua vida vai ser faculdade e trabalho, e não vou amenizar a situação dizendo que é fácil.
 Agora sentimos o gostinho de querer ser independente e pagar suas próprias contas. 
                      
- Na dúvida
 Se inscreva (pela internet mesmo) pra fazer o vestibular pras faculdades mais caras ou as mais baratas ok? E vou te explicar o porquê!
 Quando saímos do colegial sempre têm aquela tensão em como funciona as provas para as faculdades e fazendo isso você acaba com esse friozinho na barriga. E caso você passe em alguma que o valor caiba no seu bolso porque não começar a pesquisar mais sobre os cursos?       


 No fim do ano tem uma provinha super conhecida, o ENEM! Por ele e outros você pode até conseguir uma bolsa integral em alguma faculdade no curso que desejar.
Vou colocar alguns links pra vocês tirarem suas dúvidas especialmente sobre o ENEM!
                                                 


Como funciona o ENEM?
O que estudar pro ENEM?




Logo após o ENEM, existe o Sisu e o ProUni que abaixo vou explicar como funciona cada um.
 Sisu - Logo depois que sua nota do ENEM saiu, veja pelo site do Sisu quando começam as inscrições e fique atenta.
       
Após efetuar sua inscrição no Sisu, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas universidades participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. 
 Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.                                                                                                                                                                            
 Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações;
 Se tiver mais dúvidas acesse o o site do Sisu.
         
ProUni- O ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior, pela sua nota do ENEM. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet.
    
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
 No portal do Prouni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa.
 Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência.
 As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição.
Ficou em dúvida sobre a nota de corte? 



 Para terminar a minha dica é sempre estudar em um ambiente iluminado e silencioso, assim fica mais fácil de se concentrar e mais gostoso de estudar.   Também é legal a ideia de estudar com um(a) amigo(a), mas que queira mesmo estudar e não só bater um papo!
  É importante estar bem alimentado e sempre com uma garrafinha de água ao lado!
  Não esqueça de reservar 2 horinhas no mínimo do seu tempo para estudar para você não ficar carregado demais e não se tornar um carma em seu dia-a-dia.



Espero que tenham gostado deste Post e que eu tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês! 
Gostou? Criticas e dicas? Comentem.
1beijo; @Gab_vilhena



...................................................................................................................................................................................................
Postado por: Gabriele Vilhena



Gabriele Vilhena, 17 anos, fará posts sobre fotográfia, dúvidas frequentes 
de qual profissão escolher e outros que der vontade. Espera que todos 
gostem e aceita opiniões para posts!   



...................................................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário